quinta-feira, 29 de março de 2012

Os erros mais comuns na hora de malhar. Veja aqui se você está malhando corretamente.


DICAS DA ACADEMIA BELLA FORMA PRA VOCÊ!!!

Exercitar-se sem uma orientação profissional pode trazer malefícios à saúde. Alguns erros são comuns e podem, além de não propiciar o resultado desejado, causar diversos tipos de lesões. Confira as orientações abaixo, pois elas apontam os erros mais comuns de quem está se exercitando sem orientação e traz recomendações para evitar os deslizes.


Não variar os treinos

Ao realizar sempre os mesmos exercícios, seu corpo não se sente mais desafiado. Assim, o nível de condicionamento mantém-se fixo e você fica sujeito a lesões por esforço repetitivo. Varie seus treinos e acrescente caminhadas na rua ou no parque, uma pedalada de vez em quando ou um jogo de vôlei no sítio. Assim, o nível de esforço varia e seu corpo precisa mostrar resultados.

Pular o alongamento

As pessoas praticam seus exercícios cardiovasculares e atividades de força diariamente, mas esquecem o alongamento muscular. Exercícios de alongamento são importantes para o relaxamento, previnem lesões e mantêm a postura adequada. Alongue-se sempre antes e depois do treino.

Usar as roupas erradas

Primeiro, esqueça aquele mito de que é preciso se encher de blusas e calças plásticas para suar e perder peso. Desse jeito você só perde água, e não gordura. Use roupas adequadas para a prática de exercícios físicos, com tecidos que respiram, sejam leves e adaptem-se ao seu corpo.

Utilizar os pesos de maneira inadequada

 

 

















Não importa quanto peso você consegue levantar, e sim como você o faz. O maior erro cometido pelas pessoas nos exercícios musculares de repetição é fazer as séries rápido demais, sem controlar o movimento nem a respiração, normalmente indo mais rápido na hora de abaixar o peso. O certo é fazer as repetições de forma lenta e usar a seguinte proporção: um segundo para levantar e três segundos para abaixar o peso.

Overtraining

Se você acha que, em termos de exercícios quanto mais, melhor, pense duas vezes. Treinar em ritmo intenso demais pode levar a distensões, lesões de esforço como fraturas por estresse e até à perda de tecido magro, ou seja, os músculos.

Treinar de forma inconstante

Você treina forte por uma semana e depois fica outra sem se mexer? Péssima ideia. Alterações frequentes no ritmo dos treinos diminuem os benefícios de qualquer programa de exercícios, aumentando bastante o risco de lesões. Defina uma rotina realista, que você consiga cumprir toda semana.

Ignorar as mensagens do seu corpo

Às vezes, a vontade de entrar em forma é tanta que ignoramos sintomas como tonturas, dores musculares fortes e mal-estar. Apesar de um pouco de dor nos músculos ser normal, o exagero só leva a lesões, que vão forçar intervalos de semanas ou até meses. Se sentir algum destes sintomas, diminua o ritmo e procure orientação médica.

Se exercitar em jejum ou com o estômago cheio

Para começar, treinar em jejum aumenta o risco de uma hipoglicemia e não ajuda nada a emagrecer, ao contrário, faz com que o corpo queime massa magra em vez de gorduras. Já se exercitar de estômago cheio pode levar a enjoo, náuseas e mal-estar, além de atrapalhar bastante tanto a digestão quanto a prática dos exercícios. Espere pelo menos 2h depois de comer uma refeição completa para começar o treino.

Cuidado com as costas

A postura correta quando for fazer o Pulley é manter a coluna reta, olhe para frente e não para baixo ou para cima. Mantenha a cabeça no prolongamento da coluna. Na puxada para baixo, os cotovelos devem estar embaixo da barra e não para trás.

Cuidado com os braços

Quando for fazer o tríceps apoiada no banco não deixe a perna distendida. Mantenha-as flexionadas. Não abra os cotovelos atrás. Desça o tronco até os cotovelos atingirem a altura dos ombros. O quadril deve estar próximo do banco.

Cuidado com o peitoral

Ao fazer o supino, apoie os pés no banco, evitando tirar as costas do mesmo. Não estenda completamente os braços na subida. Novamente a cabeça deve estar no prolongamento da coluna.

Cuidado com o abdômen

Na repetição de abdominais, mantenha os pés próximos ao quadril e as costas apoiadas no chão. Suba e desça contraindo a musculatura abdominal. Mantenha a cabeça no prolongamento da coluna, olhando para a frente na diagonal. Assim, você previne dores nas costas e no pescoço.

Cuidado ao fazer spinning

Ajuste bem a altura do banco e o guidão. Seus joelhos nunca devem ultrapassar os seus pés na hora de pedalar.
(Fonte: Minha Vida)

quinta-feira, 22 de março de 2012

Saiba qual exercício mais emagrece e como praticá-lo


A busca pela queima de calorias sempre termina em dúvidas: afinal, qual exercício faz perder mais peso?

A quantidade de calorias perdidas em uma sessão de exercícios físicos é diretamente proporcional a prática da modalidade escolhida. Por exemplo, se você correr 30 minutos com certeza gastará mais calorias do que se estivesse caminhando nesses mesmos 30 minutos. Para entender melhor como quantificar o gasto calórico dos exercícios, é preciso conhecer quais são os fatores de influência direta; alguns deles devem ser levados em consideração:
- Idade;
- Sexo;
- Nível de condicionamento físico (sedentário, moderadamente ativo ou intensamente ativo);
- Peso Corporal;
- Tempo em cada sessão de exercício;
- Intensidade na realização do exercício;
- Temperatura ambiente.
As variáveis citadas acima podem, sim, interferir no gasto calórico. Porém, mais importante do que determinar em qual atividade se tem maior gasto, é escolher o exercício de sua preferência e determinar quantas vezes você irá praticá-lo na semana. É necessário traçar a frequência e depois definir os objetivos.
Quando fazemos a atividade que gostamos, além de melhor adaptação, fica mais fácil a realização diária ou consecutiva. De um modo geral, o mais indicado é praticar atividades físicas de 3 a 5 vezes por semana para alcançar benefícios à saúde.
Portanto, queimar calorias de maneira eficiente exige um pouquinho de planejamento e compromisso com seus próprios objetivos. Abaixo segue uma tabela com valores de gasto calórico dos exercícios mais comuns. Localize as atividades físicas que você pratica regularmente. Multiplique o valor encontrado na coluna ‘calorias/minuto’ pelo tempo em minutos que você pratica a atividade. O resultado é o gasto calórico total da atividade selecionada. Por exemplo: musculação (calorias/minuto 8,9 x (minutos praticados) = calorias totais).

Atividades físicas e calorias por minuto



















- Alongamento: 5,4 calorias/minuto
- Judô/Karatê: 15 calorias/minuto
- Bicicleta (9 Km/h): 4,9 calorias/minuto
- Bicicleta (15 Km/h): 7,7 calorias/minuto
- Mergulho: 15,8 calorias/minuto
- Musculação: 8,9 calorias/minuto
- Basquete: 10,6 calorias/minuto
- Natação (nado costas): 13 calorias/minuto
- Natação (nado crawl): 9,8 calorias/minuto
- Natação (nado peito): 12,4 calorias/minuto
- Caminhar (terreno plano): 6,1 calorias/minuto
- Caminhar (terreno acidentado): 6,3 calorias/minuto
- Circuit Training: 14,2 calorias/minuto
- Patinação: 6,4 calorias/minuto
- Correr (5 minutos/Km): 10,4 calorias/minuto
- Correr (7 minutos/Km): 16,0 calorias/minuto
- Squash: 16,3 calorias/minuto
- Step: 10,1 calorias/minuto
- Tênis: 8,4 calorias/minuto
- Tênis de Mesa: 5,2 calorias/minuto
- Dança de Salão: 3,9 calorias/minuto
- Futebol: 10,7 calorias/minuto
- Trabalho Doméstico: 4,6 calorias/minuto
- Ginástica Aeróbica: 8,1 calorias/minuto
- Voleibol: 3,8 calorias/minuto
- Ginástica Localizada: 5,6 calorias/minuto
- Hidroginástica: 6,1 calorias/minuto
*Fonte: Hospital do Coração – SND (Nutricionista Cyntia Silva)

quinta-feira, 15 de março de 2012

A IMPORTÂNCIA DA CAMINHADA (DICAS BELLA FORMA)


A Academia Bella Forma de Gravatá sempre pensando no bem estar de suas alunas tem investido cada vez mais em qualidade de vida e tem procurado proporcionar momentos como caminhadas e outras atividades; além disso tem investido também em novos equipamentos visando um resultado ainda mais eficaz nas aulas oferecidas.

Queremos compartilhar com vocês algumas fotos da primeira caminhada “Bella Forma” que realizamos no dia internacional da mulher e afirmar que muitas outras virão, até mesmo com o objetivo de mobilizar a nossa cidade para a importância da prática de atividades físicas.

Algo que chamou muito a nossa atenção, foi que andando pelas rua de Gravatá, percebemos que a caminhada infelizmente não é uma prática comum entre os gravataenses, mas essa realidade pode mudar e depende de cada um de nós. É algo simples, sem custo e que traz inúmeros benefícios.
Pensando em tudo isso, preparamos esse artigo falando sobre a importância da caminhada ainda incluímos dicas de como praticá-la da forma mais correta para que sua saúde não seja prejudicada.
CONFIRA O ARTIGO E LOGO MAIS NO FINAL DESSA PÁGINA VEJA TAMBÉM AS FOTOS DA PRIMEIRA CAMINHADA “BELLA FORMA”



A IMPORTÂNCIA DA CAMINHADA

A caminhada é uma das coisas mais importantes para manter nosso corpo saudável, pois além de ajudar no emagrecimento, ela auxilia na prevenção de doenças.
Toda pessoa sedentária, poderá com o tempo adquirir sérios riscos à saúde, como doenças do coração, obesidade, diabetes, aumento do colesterol, sem falar nas dores musculares pela falta de exercícios e baixa alto estima.
Um dos benefícios da caminhada para o nosso corpo, é a melhora no humor e sensação de bem estar. Com a caminhada nosso corpo produz endorfina e dá aquela sensação de prazer, sem falar que fortalece os músculos, deixando o corpo muito mais bonito e saudável.
O ideal é caminhar pelo menos 3 vezes na semana, começando com 20 minutos e ir aumentando o tempo de caminhada ao longo do tempo, pois seu corpo acostuma com o bem estar físico e mental que a caminhada proporciona.


DICAS PARA QUE SUA CAMINHADA SEJA EFICAZ E TRAGA MUITOS RESULTADOS:
























1) Evite passos largos
Cuidado com torções. Se quiser andar mais rápido, dê passadas curtas, com um intervalo de tempo menor.

2) Cuidado com a forma de pisar
Não pise com a ponta do pé ou com muita força. O ideal é aterrissar o pé no solo com o calcanhar, rotar e aterrissar a planta do pé.
· O calcanhar deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão, depois a planta do pé e, por fim, os dedos.

3) Preste atenção na postura
Caminhe com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdome e alternando entre os pés e os braços. Quando o pé direito vai à frente, o braço esquerdo vai também e vice-versa.
· Impulsione o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas.
· Mantenha as costas e o abdome firmes e contraídos.
· Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros.
· Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris.

4) Não caminhe carregando pesos
Se a intenção é definir as pernas, caminhar com peso não é a saída. Outras opções, como a musculação, devem ser consultadas. Caminhar com pesos pode lesionar a coluna, causando dores nas costas.

5) Atenção ao tipo de calçado
Escolha um tênis que se adapte bem aos seus pés para evitar torções ou mesmo o aparecimento de bolhas. Prefira também meias com solado aderente, evitando o deslizamento dos pés dentro do tênis.

6) Beba muita água
Hidratação é essencial. Antes, durante e depois da caminhada. Prefira pequenos goles para evitar enjôos.

7) Atenção com a alimentação e cuidado com seus problemas de saúde
Faça refeições leves antes do exercício para prevenir tonturas ou até mesmo possíveis desmaios.
 - Não caminhe em jejum.
Diabéticos, hipertensos e pessoas com outros problemas cardíacos precisam de uma atenção especial e orientações de seus médicos.

8) Não exagere
A caminhada deve ser feita de forma gradual. O ideal é começar com 20 minutos, três vezes por semana, em terreno plano. e DEPOIS ESSE TEMPO VAI AUMENTANDO, PARA 30, 40, 50 MIN...E POR AÍ VAI.

9) Não se esqueça do alongamento
O alongamento ajuda na agilidade, facilitando a caminhada. Deve-se aquecer os músculos antes e depois da caminhada.

10) Escolha o horário ideal
Caminhadas pela manhã são excelentes para estimular e preparar o organismo para o resto do dia. Nas caminhadas diurnas e vespertinas, nunca se esqueça do protetor solar. Caminhar à noite também é uma opção para quem fica fora o dia todo, mas para isso é necessário escolher lugares bem iluminados e, claro, tomar cuidado com a segurança.

11 – Não converse durante a caminhada

12 – Não mastigue chicletes e nem balas: isso é muito perigoso e pode gerar incidentes desagradáveis e até fatais.

FOTOS DA PRIMEIRA CAMINHADA "BELLA FORMA" NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER -2012