terça-feira, 28 de agosto de 2012

Alerta sobre Suplementos Alimentares


Mais uma vez a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) alerta para o consumo de alguns suplementos alimentares. Há alguns anos atrás, o Instituto Adolfo Lutz realizou um trabalho e concluiu que praticamente 1/3 dos suplementos utilizados, possuíam em sua formulação algum tipo de contaminante (esteroides anabolizantes, estimulantes, metais pesados, substâncias não descritas na rotulagem etc...).

Semana passada a ANVISA fez uma alerta para alguns suplementos específicos como Jack3D, Oxy Elite Pro, Lipo-6 Black, entre outros, atentando para graves riscos a saúde. Entre os riscos citados estão: vários efeitos tóxicos, em especial no fígado, disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em alguns casos, levar até a morte.



Entre as substâncias mais encontradas ultimamente está o DMAA, que tem efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central, pode causar dependência, além de outros efeitos adversos, como insuficiência renal, falência do fígado e alterações cardíacas, e pode levar a morte.

Atletas e esportistas de alto rendimento podem “ser pegos” nos exames anti-dopping ao utilizar suplementos contaminados e muitas vezes ver um sonho ruir. O ideal é procurar um nutricionista ou médico especializado antes começar a utilizar qualquer tipo de substância para melhorar rendimento físico. Em caso de dúvidas sobre a procedência de suplementos, procure a central de atendimento da ANVISA (0800-642-9782).
Leia mais em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário