quinta-feira, 28 de junho de 2012

A importância da atividade física no INVERNO



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O inverno é uma estação que requer mais do metabolismo, com o gasto de energia maior, este trabalha mais para produzir calor. Aliado a atividades físicas, isso pode proporcionar uma sensação maior de prazer para quem não deixa as atividades nesse período. Para quem não consegue continuar exercitando com a mesma intensidade do verão, a dica é continuar malhando pelo menos três vezes por semana, durante trinta minutos, no mínimo.

Pode ocorrer de as pessoas que abandonam as atividades no inverno, terem que duplicar o esforço no verão para não correr o risco de entrar no chamado efeito sanfona.

As atividades aeróbicas como caminhada, corrida ou bicicleta são ótimas opções para evitar o ganho de peso comum durante o período, já que a ingestão de massas é maior, e os legumes e verduras às vezes são deixados de lado.

Durante a estação os especialistas apontam que é necessário seguir algumas orientações, como: Pessoas que sofrem com doenças respiratórias, como asma, bronquite, sinusite devem ter cautela quanto à prática de atividades em ruas e parques.
Outros cuidados a serem tomados são:
• Alongamento. Dispense uma atenção maior aos membros que serão mais exigidos durante a atividade física;
• Aquecimento. Prolongue-o por, no mínimo, vinte minutos;
• Exercícios. Para evitar que a temperatura do corpo baixe, realize-os de forma que os intervalos entre eles sejam breves;
• Hidratação. Apesar de suar menos no inverno, o organismo necessita ser hidratado antes, durante e após os exercícios;
• Use roupas que mantém o corpo aquecido, porém leves e confortáveis, para não prejudicar os movimentos.

Por Patrícia Lopes Dantas

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Quilinhos a mais? Saiba como não engordar no inverno


No inverno, como as temperaturas são baixas, o corpo precisa gastar mais energia para manter-se aquecido. Com isso, é comum as pessoas sentirem mais fome e consumirem alimentos mais calóricos, o que pode se tornar uma verdadeira armadilha para a saúde.

Para controlar essa fome no inverno, deve-se unir uma refeição que nos aqueça e ainda proporcione ganhos à saúde. As sopas são ótimas opções para quem quer sentir essa sensação de aconchego, e o melhor de tudo, sem cometer exageros. As sopas feitas com cereais integrais, legumes e proteínas vegetais ou carnes magras são de fácil digestão e boas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Além de saciar e aquecer o organismo também ajudam a manter a hidratação. No entanto, as sopas cremosas com queijos, creme de leite, bacon e linguiças, devem ser evitadas por serem muito calóricas, de difícil digestão e ricas em gorduras saturadas e colesterol.

Uma boa sugestão para manter o corpo aquecido, sem correr o risco de ganhar uns quilos a mais, é substituir o chocolate quente e o cappuccino por chás, que podem proporcionar benefícios à saúde. Os chás de camellia sinensis, chá verde e chá branco, por exemplo, possuem como princípio ativo os polifenóis e as catequinas, que ajudam a evitar a formação de placas de colesterol no sangue, prevenindo contra derrames e infartos, e também alguns tipos de câncer.

O inverno nos deixa ainda mais propensos a pegar gripes e resfriados, então, devemos fazer uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e minerais para aumentar a resistência imunológica. Para isso, vale a pena aproveitar as frutas da época, que são boas fontes de vitamina C (como morangos, mexerica, laranja e maracujá).

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia do meio ambiente - DICAS DE SUSTENTABILIDADE


sustentabilidade é uma das palavras mais ouvidas da atualidade. A preocupação com conservação do meio ambiente e o destino do planeta fazem desta palavra uma preocupação mundial.
A sustentabilidade do planeta está totalmente ligada a questões sociais. A degradação do planeta e a devastação do meio ambiente contribuem para criações de questões e estudo sobre as condições futuras do nosso planeta.
A cada ano, novas estatísticas assustam a sociedade e esta, parece não mudar muito. A sustentabilidade do planeta está comprometida devido ao grande crescimento da indústria e da população. A riqueza envolvida e a grande procura por acúmulo de capital levam muitas empresas e pessoas a deixarem o meio ambiente em segundo lugar.
Quando falamos de sustentabilidade ambiental, pensamos nas multinacionais que expelem gases na camada de ozônio. Mas questão também envolve toda a sociedade. Cada um na sua individualidade de refletir sobre a sua contribuição para a sustentabilidade do meio ambiente.
Sustentabilidade do planeta e sustentabilidade do meio ambiente deve estar presente na educação dos indivíduos. Mas não adianta inserir nas escolas no ensino de biologia, o estudo da sustentabilidade do planeta ou do meio ambiente. A ação é a melhor parte da educação, a prática diária, é a forma mais rápida de se colher resultados.
Situações cotidianas como jogar o lixo na lixeira ou gastar menos tempo no banho, são medidas extremamente práticas, que surtem efeitos grandiosos ao fim de um ano ou até mesmo um mês. A reciclagem também possui um grande papel na aquisição da sustentabilidade do meio ambiente.
São medidas práticas e educativas que fazem a diferença quando tratamos de sustentabilidade do planeta. Pequenas ações que fazem toda diferença no decorrer dos anos. Somente preservando é que o ser humano viver o amanhã.

























ATENÇÃO PARA ESSAS DICAS QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA!

Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.
Vamos aproveitar este dia e listar quantas ações podemos fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo!
Segue algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola e em muitos outros ambientes onde estivermos presentes:

Água
Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.
Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.
Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.

Energia
Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.
Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.
Ar condicionado - utilize com moderação!
Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.
Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.

Lixo
Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.
Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.

Transportes

As emissões de gases emitidos pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases.
A caminho da escola, faculdade, e alguns outros lugares - Utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo melhor. Se você vai de carro para a escola ou faculdade, que tal combinar um rodízio com os colegas que moram perto! Além de ser uma atitude consciente, você aproveita e faz novos amigos!
Agora, se a sua escola ou faculdade é perto de casa, larga de preguiça e vá a pé! Assim, você estará cuidando da saúde do nosso planeta, e da sua saúde também!